sexta-feira, 27 de março de 2009

(27/03/09) Anônimato - Artista Urbano !

Engraçado como o desenho vai saindo da lapiseira! A imagem feita no papel fica apenas parecida com a que nós imaginamos. Admitir que não está perfeito e ter humildade em perceber que a perfeição é obra divina. Mas há quem goste tbm das coisas imperfeitas e rudes, traço tosco, inferior comparada aos desenhos digitais. Têm uma voz chata que fica sussurrando no pé do ouvido perturbando a paciência alheia que dá uns tok’s de vez em quando e sempre traz mudanças, bom, essa voz alguns chamam de juízo, pra outros é o super-ego. Por traz desses traços criados pela lapiseira existe uma preocupação toda de uma filosofia, que rodeia, que transpira em cada desenho.

Idealizei ele ontem pela tarde, fiquei pensando em um artista urbano, vários artistas urbanos, uma gang de gentes indignadas com uma situação comum, como se comportariam diante do público, o que devemos pensar a respeito de um bem público? Esquece o que é república, o que interessa é o movimento [ Street Art ] onde há uma dualidade possível, Artista e Vândalo, o que separa cada um? Meu desenho seria a visão de quem olha com olhar de Artista para o movimento, seu rosto escondido, por exemplo, representa seu anônimato dentro da sociedade, a lata de spray* é uma arma, mas precisa mais, muito mais.. um esboço rabiscado não diz tudo isso, claro que não. Mas a idéia vai moldando e mudando com o ritmo certo. Se tentarmos reproduzir a visão de quem olha ele como um vândalo, os triângulos tomariam seu corpo e formariam espinhos. Ficaria corcunda com olhos frios e cegos como um bicho, um vira lata. Por que agredi o meio público? Seria a pergunta do super-ego, rapaz, não sei.. A dura realidade de quem traz pra cidade a sua opinião, sua intervenção política social, onde quebra o cinza do meio urbano com a o colorido de sua mente, um artista de rua? Legalmente um depredador do bem público? Ou um rabisco no papel?

MiM~












Made in Mente

segunda-feira, 23 de março de 2009

(23/03/09) Bom Design

Bom! hoje nada de imagens ! vamos ler um pouco e para um bom design de identidades devemos nos atentar para muitas coisas.. porem hoje vou dar um enfoque maior em Visão geral dos ideais


Vamos ao Livro magico do titio Vital ! :)

Seja qual for o tamanho da empresa ou a natureza dos negócios, certos ideais caracterizam-se como as melhores identidades de marcas. Esses ideais se tornam realidades quando, na batalha pela identidade de marca, é lançado um empreendimento de risco, criado um novo produto ou serviço, há um reposicionamento da marca ou é articulada uma fusão de empresas ou uma presença no varejo. Em todos os casos, esses ideais são fundamentais em um processo criativo de responsabilidade. É VITAL para uma empresa compreender as aspirações mais amplas de uma identidade de marca.

A funcionalidade não é o único critério para chegar ao âmago da identidade de marca. Existem 1.063.164 marcas comerciais registradas no Escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos da América. A questão básica é o que faz com que uma seja melhor que a outra e por quê. Quais são as características essenciais das melhores identidades? Essas características ou ideais não se referem a meros critérios. A excelência no design é um dos requisitos. As melhores identidades são mais eficientes porque ajudam a impulsionar a marca da empresa.


As melhores idenditades impulsionam uma marca.


Critérios funcionais
Audácia, memorização e adequação
Reconhecimento imediato
Proporcionar uma imagem clara e consistente para a empresa
Comunica a personalidade da empresa
Proteção jurídica
Valor perdurável
Funciona bem na mídia e nas reduções ou ampliações gráficas
Funciona tanto em preto e branco como em cores

Visão
O fundamento e a inspiração para as melhores marcas é a visão estimulante de um líder eficaz, articulado e apaixonado.

Significado
As melhores marcas representam algo importante - uma grande idéia, um posicionamento estratégico, um conjunto de valores bem-definido, uma voz que se destaca.

Autenticidade
A autenticidade só é possivel quando uma empresa é clara sobre o seu mercado, seu posicionamento, sua proposição de valor e sua diferença competitiva.

Diferenciação
As marcas sempre competem entre si dentro de sua categoria de mercado e, em certo grau, competem com todas as outras que querem a nossa atenção, a nossa fidelidade e o nosso dinheiro.

Sustentabilidade
Sustentabilidade é a habilidadede ter longevidade em um ambiente de movimentação constante, caracterizando por possíveis mutações que ninguém pode predizer

Coerência
Sempre que um consumidor experimenta uma marca, essa deve parecer conhecida e manifestar o efeito desejado. A consistência não precisa ser rígida nem limitativa para ser sentida como característica de uma determinada empresa.

Flexibilidade
Uma identidade de marca eficaz prepara uma empresa para mudanças e para crescimento no futuro. Ela dá apoio para a evolução de uma estratégia de marketing

Comprometimento
As empresas precisam gerenciar seus ativos com cuidados, incluindo o nome de marca, as marcas comerciais, os sistemas integrados de vendas e marketing, bem como os seus padrões normativos

Valor
Resultado mensuráveis podem ser obtidos com consciência da marca, crescente reconhecimento, comunicação de sua incomparabilidade, de sua qualidade, bem como expressando uma diferença.

UFA! pois é! termina por aqui o post de hoje

Espero que mesmo sem imagem o post seja interessante para todos e que possa ter acrescentado um pouco mais sobre design de identidade da marca ^^

E isso é um dos cap. do livro de Alina Wheeler - Design de identidade da marca














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