sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FIQUE POR DENTRO [ NOTICIA ] - Os Irmãos Campanas

Hoje noticia sobre um admirado designer meu, na verdade os dois.. irmãos campana [ se você é calouro e esta lendo isso concerteza quando tiver oportunidade de estudar as coisas dele você tambem ficara encantado ] ou mesmo você que não é calouro e nunca leu ou viu nenhuma obra dos dois é uma boa ficar por dentro e procurar algumas peças dos dois


IRMÃOS CAMPANA LEVAM O PRÊMIO DESIGNER DO ANO EM MIAMI

Humberto e Fernando Campana receberam o Prêmio Designer do Ano no evento Design Miami 2008, feira internacional de design, entre os dias 6 e 9 de dezembro nos Estados Unidos.

A dupla se destacou sobretudo pela relação entre produção comercial, artesanato e as possibilidades de edição limitada. Os brasileiros marcaram sua participação com a instalação Diamantina, exposta na praça central do evento. A obra pode ser vista como a evolução da série artística Transplatic, apresentada em 2007 na Albion Gallery, em Londres. Os Campana utilizaram a planta brasileira apuí, que cresce no meio de árvores, e colocaram em torno dela objetos de plástico como cadeiras, bonecas e pneus. A ideia foi mostrar os objetos sendo "engolidos" pelas plantas, representando o triunfo da natureza sobre o material sintético.


[ Mais sobre eles ]
Conhecidos internacionalmente como Irmãos Campana, Fernando (1961) e Humberto (1953) nasceram no interior paulista. O Estúdio Campana surgiu há 21 anos. Fios emaranhados ou entrelaçados dos mais variados materiais, como algodão, plástico, cobre etc., retalhos coloridos e estampas em formas exuberantes transformam uma cadeira numa obra de arte. Muito além da beleza plástica, as suas peças materializam o génio inventivo, explosivo, poético, inquieto, o espírito brasileiro, impregnado de uma grande consciência ecológica.
“Fernando e Humberto andam pela cidade, são atraídos por vendedores de rua e por lojas de bric-a-brac, tiram do quotidiano popular a inspiração para as suas criações, percorrem o mundo e retornam para o campo, para Brotas, a cidadezinha onde cresceram. Esse ir e vir constante traz como resultado uma obra de matriz brasileira e expressão universal”.




Cadeira Anémona, 2000




-Abril de 1998. A cadeira Vermelha dos irmãos Campana faz sucesso no estande da Edra, no Salão do Móvel de Milão. Essa é, sem dúvida, yna data histórica para o design nacional. Apartirde então, o nome da dupla passou a figurar entre as celebridades mundias do setor, despertando o interesse da imprensa internacional para outros criadores brasileiros. Geniais, instigantes, provocativas, supreendentes, suas peças estão no imaginário de todos que gostam de design. Por isso mesmo, a cada ano, seus lançamentos para o salão de milão são cercados de grandes expectativas. Durante os últimos sete anos, alguma criaçoes antigas da dupla foram relançadas pela Edra como a cadeira Favela e a mesa Brasília, em 2003 e a poltrona Coralo em 2004. Mas, como surpreender faz parte do perfil dessa dupla.



Cadeira Favela (1991)




Bom, espero ter passado um pouco pra vocês sobre a gênialidade desses dois brasileiros. E por aqui fica eu :D~ até a proxima nesse mesmo batblog [ desculpa não pude evitar ]






Nenhum comentário: